Como participar! Clique no banner e leia mais.

Nosso E-mail

transparencia.angradosreis@gmail.com

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade

Eis outra iniciativa bem vinda por aqui.

"A corrupção é uma realidade tristemente presente na vida cotidiana dos brasileiros. Poucos são os dias em que os jornais não noticiam novas denúncias e investigações sobre atos de corrupção de políticos, funcionários e empresários, pelo país afora, na administração de recursos públicos ou como resultado da promiscuidade entre interesses públicos e privados. Esse problema não é somente brasileiro, e tem se agravado em muitos países do mundo. Muitas medidas são tomadas para coibir a corrupção, mas o sentimento generalizado é de que a impunidade prevalece, pelo menos no Brasil.

Em acréscimo a isso, em nosso país a corrupção tende a ser considerada natural, como se fosse crônica e incurável, com a qual estamos obrigados a conviver, embora a maioria do povo brasileiro não aceite a corrupção e mesmo se revolte com o que vê e ouve. Mas, alimentada pela exemplaridade negativa de muitos dos responsáveis políticos do Brasil e do mundo, ela tende a se consolidar como uma cultura, fixando anti-valores e moldando comportamentos em todos os níveis e setores da sociedade brasileira.

É nessa cultura que se apóiam os atos de corrupção que é preciso eliminar da prática administrativa, política e empresarial e da vida cotidiana em nosso país, desde a prática individual de cidadãos isolados até as atuações organizadas de corporações e governos a qualquer nível. Torna-se por isso fundamental superá-la.

Os signatários deste Manifesto convidam portanto seus concidadãos a reagir, antes que a doença real da corrupção destrua nosso organismo social.

Para isso construíram a “Articulação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade”, com o apoio da organização “Transparência Internacional”. Ela associa, em rede, pessoas, entidades e organizações da sociedade brasileira e está aberta à participação de todos que compartilhem seus pontos de vista."

Um comentário:

Anônimo disse...

nao sabia que tinha tantas organizaçoes de combate ao que é errado na politica