Como participar! Clique no banner e leia mais.

Nosso E-mail

transparencia.angradosreis@gmail.com

terça-feira, 5 de abril de 2011

Corrupção é um complexo fenômeno.

Corrupção não é coisa de brasileiro, é do ser humano. Talvez o brasileiro intensifique isso. Historica e etimologicamente a palavra brasileiro surgiu antes do Brasil! O sufixo "eiro" indica profissão: barbeiro, jardineiro, oleiro, joalheiro, etc. Brasileiro era quem lidava com o pau-brasil e o comercializava na Europa, as vezes burlando normas e corrompendo padrões, antes mesmo no nome Brasil ser dado a essas terras onde nascemos.

"A corrupção é um complexo fenômeno social, político e econômico que afeta todos os países do mundo. Em diferentes contextos, a corrupção prejudica as instituições democráticas, freia o desenvolvimento econômico e contribui para a instabilidade política. A corrupção corroi as bases das instituições democráticas, distorcendo processos eleitorais, minando o Estado de Direito e deslegitimando a burocracia. Isso causa o afastamento de investidores e desestimula a criação e o desenvolvimento de empresas no país, que não conseguem arcar com os "custos" da corrupção.
O conceito de corrupção é amplo, incluindo as práticas de suborno e de propina, a fraude, a apropriação indébita ou qualquer outro desvio de recursos por parte de um funcionário público. Além disso, pode envolver casos de nepotismo, extorsão, tráfico de influência, utilização de informação privilegiada para fins pessoais e a compra e venda de sentenças judiciais, entre diversas outras práticas."

Fonte: http://www.unodc.org/southerncone/pt/corrupcao/index.html

2 comentários:

Anônimo disse...

faz sentido, eu prefiro brasiliano mesmo ou brasiliense mas já que não foi assim... pelo menos estimula a gente a trabalhar né

Anônimo disse...

eiro - trabalhador, profissão